Mike Ryan


Mike Ryan

TROMPETISTA

CURRÍCULO

Mike Ryan

Mike Ryan é um instrumentista nascido na Austrália (trompete, flugelhorn), arranjador-compositor e etnomusicólogo (Ph.D. The University of Sydney, Austrália). Os interesses de Mike são ecléticos e variam de música e identidade étnica multicultural / urbana, world music, comunidades de música global influenciadas pela diáspora africana e expressões globais de jazz – à experimentação musical e explorações multimídia que buscam a liberdade de restrições estilísticas e conceituais estabelecidas.

Mike mora no Rio de Janeiro (1999-) onde construiu e dirige o TribOz (2003 – www.triboz-rio.com), um espaço internacionalmente reconhecido de performance de jazz brasileiro / mundial que enfatiza a experimentação artística musical / multidisciplinar e o silêncio do público durante a apresentação de música ao vivo. A TribOz já recebeu renomados artistas brasileiros como Hermeto Pascoal, Rosa Passos, Caludio Roditi e Toninho Horta, além de visitar músicos / pesquisadores de música e jornalistas de diferentes lugares do mundo. (https://www.tribozrio.com/index.php?ch=2&sb=bRfsj244-sb&p=gRekb415)

TribOz é também a casa de sua orquestra experimental de jazz / world music de câmara, o Rio Art Orquestra. (https://www.facebook.com/RioArtOrquestra/videos/1505247846231929/).

A conexão específica de Mike com a música influenciada pelo Brasil abrange cinco décadas (1968 -), evidentes em numerosas gravações. Por exemplo, na Austrália: Muchos Gringos (1974 Austrália – fusão brasileira / afro-latina), Palmares na Austrália (CD 1989 – australiano-brasileiro), Australian Made (1989 – Rádio Nacional ABC, world music australiano-nipo-brasileira), Bush Clover and the Moon (Cassete 1990 – Antiquity Records USA – Fusão Nova Era Japonesa / Brasileira). No Brasil durante residências Em Minas Gerais (1994, 1996 -1999): Mauricio Tizumba Africa Gerais (CD 1999 – Fusão Afro-Minas), Paulinho Pedra Azul Canção (CD 1999v- Música Mineiria), Reco Bastos (CD – 1999 Música Mineiria) , TriAngulo Trio ‘Brinquedo’ (CD 2000 – fusão brasileiro / cubano / brasileiro), e após sua mudança para o Rio de Janeiro em 1999: Teatro do Som (CD 2002 – Brasil / World Jazz), Alex Meirelles Mafuá (CD 2005 – electro-acústico brasileiro), Philippe Baden-Powell Estrada de Terra (CD 2006 – primeiro instrumentista solo brasileiro de Philippe Baden-Powell), Alex Meirelles / Mike Ryan 7 Lúdicos (CD 2007 – electro-acústico brasileiro).

Mike trabalhou ao lado de músicos consagrados de Minas Gerais, Marku Ribas, Serginho Silva, Marcelo Padre, André Queiroz, Santiago Rivero (Cuba-Brasil), Nestor Lombida Hunt (Cuba-Brasil), Ezra (Nenen) Ferreira, Clóvis Aguiar, Milton Ramos, Celso Moreira, Bizoto e Bauxita. Desde sua mudança para o Rio em 1999, Mike tocou / gravou com os principais músicos cariocas como Paulo Moura, João Donato, Donatinho, Tômas Improta, Cliff Korman, Alex Meirelles, Marcos Suzano, Alma Thomas, Botelho Tony, Ricardo Fejão, Nelson Faria Celio de Carvalho, Vidor Santiago, Haroldo Jobim, Dario Galante, Alberto Farah, Rafael Barata, Augusto Mattosa, Marcelo Martins.

Desde o início dos anos 1970, Mike se apresentou em vários festivais internacionais de música: 1972 na Cidade do Cabo, África do Sul – Festival Internacional de Jazz e Música Popular (Green Point

Stadium – primeiro festival de jazz integrado da África do Sul) na Austrália (Multicultural Music Festival – Sydney Opera House, Sydney Festival, Manly Jazz Festival, Festival de Sydney – World Music Festival, Sunsplash Reggae Festival Austrália, Sydney Summer Jazz, Darling Harbour Jazz), na Nova Zelândia (2007 Wellington Jazz Festival), em Minas Gerais, Brasil (Primeiro Festival de World Music), na Colômbia, América do Sul (Barranqui Jazz Festival 2007 11º Festival Internacional de Jazz & Música Medellín del Mundo 2007 Cali – V11 Encuentro de Criadores Jazz Fusão y Experimental, Manizales – Jazz e Músicas de Mundo), com Mike Ryan – Quinteto TribOz (2014 – 11 Festival de Jazz do Rio), e mais recentemente em Montreal (2018 L’OFF Festival Internacional de Jazz).

As atividades acadêmicas de Mike no Brasil incluem: trabalho de campo etnomusicológico em 1985 (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Bahia) para conclusão de seu doutorado. tese, (Brazilian Music in Sydney, 1971-1984: Brazilian Music in Sydney, 1971-1984 : an emic-etic approach to the structure of folk models), 1994/96 Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais (Professora convidada e coordenadora de seminários em Etnomusicologia, Música do Século XX e diretor musical / trompete de chumbo – UFMG Big Band), 1994 Universidade Federal do Salvador, Bahia (palestrante convidado), 1997-99 Pro-Music Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais (palestrante em harmonia, improvisação e Big Band clínico), 1999-2003 Escola Nacional de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Professor Convidado).

Mike Ryan – SALF Rhythm Method – os fundamentos da abordagem essencial de Mike para a composição / performance musical / multimídia desde 1974.

Em 2002, o renomado músico e editor musical brasileiro Almir Chediak (fundador em 1986 da Lumiar Editora, Rio de Janeiro e o internacionalmente aclamado Brazilian Songbook Series da MPB) publicou o Método SALF de Mike (Samba: Brasil World Music – Explorando Samba, Afro-Latim e Funk Hot Rhythms (167 páginas em inglês / português e CD, para detalhes ver: https://books.google.com.br/books?id=Ck_OQjGapTQC&printsec=frontcover&dq=Mike+Ryan+SALF&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwimvI_VpKDhAhWJE7kGHfsxBDcQ6AEILTAA#v=onepage&q=Mike%20Ryan%20SALF&f=false.

O método de ritmo SALF inicial e conceitos relacionados, teorias e aplicações práticas, o resultado de 27 anos de pesquisa da diáspora samba e publicado em 2002, continua a expandir conceitualmente para desafiar um espectro de fronteiras artísticas e estabeleceu modelos teóricos de manipulações tempo-espaciais como Há muito estabelecido abordagens “dentro” e “fora” das interações entre melodia, harmonia e ritmo na busca de originalidade na expressão artística individual e em grupo em áreas de música, dança e teatro e análise sócio-cultural / artística em geral. Por exemplo, o método SALF foi incluído nos currículos de cursos de música, dança e teatro em em instituições australianas, como o Conservatório de Música de New South Wales, a Universidade de Newcastle, a Universidade de Sydney NSW, a Universidade de Western Sydney, o Instituto Nacional Australiano de Arte Dramática, Universidade McGill, Montreal, bem como as instituições brasileiras mencionadas acima e oficinas na Nova Zelândia, Colômbia e Canadá.

Dois vídeos estão incluídos:

Vídeo 1 Mike – Trompete Excertos e Projetos de Performance para 2019/20

Trompete trechos em uma variedade de estilos que refletem os interesses musicais ecléticos de Mike, aplicações de seu método SALF (Samba, Afro-Latim e Funk) e SALF “pré-post”, e uso freqüente de “marca registrada” de seus arquivos de registro de campo etnomusicológico em composição, gravação e performance. Ênfase é dada a considerações entre construções rítmicas SALF e experimentação, e os movimentos corpo / dança da diáspora SALF são uma prioridade. Todos os trechos são originais de Mike, com exceção de colaborações (Trecho 1 Ludico – Alex Meireles / Mike Ryan), (Excerto 6 – Alex Meirelles), (Excerto 7 Jamielhelen – Nestor Lombida Hunt, Mike Ryan. Marcelo Nascimento), (Excerto 8 Bush Clover and the Moon – Mike Ryan / Riley Lee) e Excerto 9 Jobim – Alex Meirelles).

Vídeo 2 Mike – Rio Art Orquestra Originais e Projetos para 2019/20

O Rio Art Orquestra (RAO), um grupo experimental baseado no TribOz-Rio, reúne 11 músicos de países contrastantes da Austrália ao Brasil, através da Bulgária, França, Canadá e EUA, e diversas formações musicais e experiências profissionais do clássico ao pop, rock, jazz latino e global.

Em sua busca por novas sonoridades e interações rítmicas, Mike experimenta uma combinação de derivações de SALF, música de câmara, jazz global e variações de samba, bossa nova, third stream, world music e influências afro-brasileiras / africanas da diáspora. Como Mike explica: “O desafio atual é combinar conceitos SALF e estruturas musicais não-lineares, dentro das noções paradoxais e limites ambíguos entre o” sublime e o ridículo “. https://www.youtube.com/watch?v=4JbSJ0GoRHY https://www.facebook.com/search/top/?q=rio%20art%20orquestra&ref=eyJzaWQiOiIwLjczNzQxNDY2MDAwODE3MDYiLCJxcyI6IkpUVkNKVEl5Y21sdkpUSXdZWEowSlRJd2IzSnhkV1Z6ZEhKaEpUSXlKVFZFIiwiZ3YiOiJiZWUwOWY5M2ZhNzMyY2ZhNTlhMWNiNmQ5ZjQ1MGQzODkyNDI0ZTQ5IiwiZW50X2lkcyI6W10sImJzaWQiOiI0N2U4MDg3YmY0ZWQxMzlmY2I3NDU0YzlkNzFiY2Y5OSIsInByZWxvYWRlZF9lbnRpdHlfaWRzIjpudWxsLCJwcmVsb2FkZWRfZW50aXR5X3R5cGUiOm51bGwsInJlZiI6ImJyX3RmIiwiY3NpZCI6bnVsbCwiaGlnaF9jb25maWRlbmNlX2FyZ3VtZW50IjpudWxsLCJjbGllbnRfdGltZV9tcyI6MTU1Mzc5MjM0Nzk5MH0&epa=SEARCH_BOX

Vídeo 2 apresenta o trabalho original de Mike em várias etapas de pré/pós produção, performance ao vivo e gravação: explorações de trompete de Mike para gravação com RAO 2019, trechos da RAO ao vivo (2017 na Cidade das Artes, Rio de Janeiro) e simulação em preparação para a estreia de uma nova Ryan composição, ‘Transcendencia’, escrita pelo renomado instrumentista brasileiro Carlos Malta. As imagens fotográficas de índios brasileiros / interior brasileiro pela internacionalmente aclamada fotógrafa do Rio, Alice Kohler (https://www.alicekohler.org/) foram uma característica da Suite de Mike, Dilema de Feliciano apresentado no Festival Internacional L’OFF de Jazz em Montreal, 2018. https://www.facebook.com/lofffestivaldejazz/photos/fpp.127955263909880/1945762785462443/?type=3&theater

Vídeos