Ricardo bologna


 Ricardo Bologna

PERCUSSIONISTA

CURRÍCULO

Principal Timpanista na Orquestra Sinfônica de São Paulo – OSESP e chefe do Departamento de Percussão da Universidade de São Paulo – USP.

Diretor de música da Orquestra Juvenil de São Paulo (2008-12).

Diretor Principal da Orquestra da Universidade de São Paulo – OSUSP (2012-14).

Conduziu muitas orquestras no Brasil e no exterior: Orquestra Conservatória de Genebra, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Juvenil do Estado de São Paulo, Coro de Câmara de Curitiba, Orquestra de Câmara de Curitiba, Conjunto de Vento do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara de Amazônia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Aberta (conjunto de música contemporânea), Orquestra Sinfônica de Campinas e OSESP. Ele gravou 3 CDs com OSUSP em 2012 e 13.

Ele realizou a estréia brasileira (após 61 anos) do trabalho seminal de Boulez “Le Marteau sans Maître” em 2016.

Em 2002, ele fundou o Percorso Ensemble, um conjunto de música contemporânea que atua na música dos séculos XX e XXI. Em 2007 Percorso lançou seu primeiro CD – Berio + (SESC Label) com trabalhos de Berio. Em 2009, seu segundo CD foi lançado com obras de jovens compositores brasileiros e em 2012 Ligeti + (SESC Label) foi lançado com a primeira gravação brasileira de “Kammerkonzert” de Ligeti. Recentemente, a Percorso ingressou na São Paulo Dance Company para realizar a estréia de “The Seasons”, do premiado coreógrafo Édouard Lock, com a música Gavin Bryars.

Ele trabalha com o percussionista Eduardo Leandro no Duo Contexto desde 1989, premiado com o VI Prêmio Eldorado de Música (1991) e o Festival de Música de Câmara de Dusseldorf (1996). De 1993 a 2000, o Duo estava em residência no CIP (Centro Internacional de Percussão) em Genebra. Concertos, masterclasses e passeios na Europa, EUA e Japão. E também muitos locais como, Festival Internacional Campos do Jordão (Brasil), no Festival Suita Marimba (Japão) e em toda a América do Sul. Em 2009, seu primeiro CD foi lançado com obras de compositores brasileiros (SESC Label) e, em 2010, foi lançado o segundo CD, com obras de compositores suíços e o flautista Verena Bosshart (Musiques Suisses-Grammont Portrait Label).

Também atua como solista em muitas orquestras no Brasil.  Ele foi percussionista na “Orquestra da Suíça Romande” e “Ensemble Contrechamps”, ambos na Suíça.

O seu maestro mentor é o professor e o maestro Kenneth Kiesler.

Graduado na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Mestrado na “Haute École de Musique de Genève” e “Diploma de Artista” no “Conservatório de Roterdã”

Os principais professores foram John Boudler, William Blank, Yves Brustaux e Robert van Sice.

Vídeos