DANILO VALLE


Danilo Valle

Percussionista

CURRÍCULO

Nascido em São Paulo, Danilo Valle atualmente é timpanista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), integrante do PERCOTH ensemble (percussionistas do Theatro Municipal) e do MARTELO – Quarteto de Percussão, além de professor da Escola de Música de Jundiaí (EMJ). Antes de ingressar na OSM, foi timpanista da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo por 2 anos e integrou o naipe de percussão da Orquestra Experimental de Repertório durante 4 anos. Integrou também o GPB  (Grupo de Percussão do  Brincante), Grupo Durum Percussão Brasil e o Grupo PIAP (Grupo de Percussão da UNESP).

Tem atuado frequentemente como músico convidado das principais orquestras do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, entre outras, bem como ministrado masterclasses e se apresentado em diversos festivais , encontros de percussão e música contemporânea por todo o Brasil.

Iniciou seus estudos de percussão erudita com Joaquim “Zito” Abreu, na Escola Municipal de Música de São Paulo. Paralelamente estudou percussão popular com Ari Colares na ULM – Universidade Livre de Música (atual Escola de Música do Estado de São Paulo). Graduou-se em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como professores Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler. Posteriormente seguiu os estudos de tímpanos e percussão orquestral com Patricio Hernandes (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Timothy Adams (University of Georgia).

Participou ainda de masterclasses com percussionistas renomados como Evelyn Glennie e Ney Rosauro, entre outros., bem como de três
edições do Festival Internacional de Inverno de Campo do Jordão, onde atuou sob a direção de maestros como Robert Zollman e Kurt Masur, além dos festivais de música de Santa Catarina e de Poços de Caldas.

Sob orientação do Prof. Dr. Fernando Hashimoto, é mestrando em música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),  onde realiza pesquisa do repertório  brasileiro para tímpanos solo.